quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

De Karina, formada em jornalismo, para Karina, segundo ano do Cefet.

Resolvi escrever esta carta, querida, porque eu sei que você vai ler, porque você sou eu, com algumas lições a passar.

A primeira coisa que eu tenho a te dizer é: você não é feia, menina. Pare de repetir isso. Você não precisa se esconder e nem se envergonhar de ninguém. E se eu fosse você mandava logo a sua foto para aquele seu amor-impossível, com quem você só conversa pelo telefone todos os dias. Eu te aviso: ele não vai gostar de você, primeiro porque ele já tem namorada e te esconde isso. Segundo porque não vai rolar mesmo...sabe como é, as coisas não são tão lógicas assim. Mas ainda assim, vale tentar exercitar a coragem. E ele está longe de ser a última Coca-Cola do deserto. Você vai conhecer coisa melhor.

Outra coisa: você vai se formar pela Ufba (Ó que legal, ó que bacana). Na dúvida entre física, fisioterapia, engenharia mecatrônica e jornalismo, no ano que vem você vai conhecer um curso que vai atrair os seus olhinhos castanhos escuros e vai tentar o vestibular para tal: é engenharia ambiental. Vai passar de prima na Federal. Mas você não vai aguentar a ideia de viver de cálculos a vida inteira. Quer pensar nas questões humanísticas e vai largar tudo, vai viver uns meses lá em Cruz das Almas e vai tentar vestibular para jornalismo. Não vai passar dessa vez. Você, que tanto resistiu, dessa vez vai ter que entrar em um cursinho. Aí tu passa e leva um ou dois amigos na bagagem. ;)

Vai entrar na faculdade de comunicação, vai achar tudo estranho na primeira semana. Na segunda, o beijo gay, a maconha a céu aberto, os professores falando de suas vidas sexuais em sala de aula e os colegas que falam dos países estrangeiros como se fosse Feira de Santana, não vão mais te assustar. Você nunca será como eles e nem vai tentar, mas será, em geral, bem-sucedida durante o curso.

Sua amigas com quem você anda agora, na maioria, vão realizar os sonhos que têm, mas vão estar distantes daqui uns anos. Acho importante informar que sua torcida por Ivna e Eudson vai dar certo. Eles vão se casar e você vai estar lá, numa cerimônia linda. Vivi por sinal vai se tornar uma amiga distante, tenha mais atenção com isso. Raquel também. Vanessa continuará firme e forte. Justine vai virar misssionária, pelo jeito, mas será uma amiga um tanto inacessível. E muitos dos carinhas que você acha gatinho, não serão em oito anos. Cervejas são vingativas.

Seu coração será surpreendido. Você vai se apaixonar por uma rasta e jornalista (o tipo de parceiro amoroso que você não queria) e se prepare ele vai te mostrar muitas coisas novas da vida e vocês terão muitos momentos de felicidades a dois, embora suas diferenças estejam sempre ali evidentes. Será uma história cheia de emoção, mas é só o que posso te contar. Estou me esforçando para não ter fim.

É isso Karina do segundo ano. Os anos que te esperam não serão fáceis até você se formar e estar construindo um relacionamento estável. Mas se fosse um pouco mais serena – é difícil, eu sei – seria mais fácil do que tem sido. Você não vai sair da faculdade com uma vaga no Jornal Nacional, mas estará confiante de que será estatística por pouco tempo. E você vai crescer, ampliar seus horizontes e se achar linda. Por tanto, vem comigo e relaxa, minha filha.

2 comentários:

Lílian S. Mota disse...

Tenho certeza que aquela Karina do segundo ano, aquela menina linda tornou-se uma linda mulher... gostei de seu texto, muito bom :)
beijinhos, amiga

Lílian S. Mota disse...

Cativar é uma tarefa que exige paciência e cuidado. A "raposa" de quem vos falo sabe bem disso... mas é sempre bom cativar, ainda mais quando a "raposa" é um tanto "desconfiada", não é Kari!?

Deixo aqui uma dica aos blogueiros, talvez visitar a "Toca da raposa" seja uma oportunidade muito legal de "cativar a raposa" que, por muitas vezes, é arisca mas é única e insubstituível!

Te adoro, Kari :)